O Sindicato
Um sindicato surge da necessidade dos trabalhadores se unirem para enfrentar lutas que, sozinhos, não teriam forças para ganhar.
Com o SINEESPAC não foi diferente, surgimos através da mobilização das lideranças trabalhistas de São Gonçalo e Niterói que se iniciou em 1992 e obtivemos nosso registro sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego em 13/03/1996.
O sindicato é a casa do trabalhador, feita e mantida de pé por todos nós. É o local onde encontramos abrigo nas horas de necessidade e que busca nos orientar quando estamos perdidos. A força dos trabalhadores pode ser medida em quão grande é seu sentimento de companheirismo com seus colegas e com as causas coletivas.
Por tudo isso, contamos com o apoio de todos, para que possamos fortalecer cada vez mais nossa categoria e conquistar mais avanços!
~~ Linha do Tempo do SINEESPAC ~~
. Em 08/10/93, através de Assembléia Geral composta por Empregados de Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Patologia, foi aprovada a Fundação do sindicato da Categoria, em Niterói e São Gonçalo;
. Em 20/11/93, foram arquivados os documentos de Fundação do Sindicato , no Ministério do Trabalho, junto ao AESB – Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras da Secretaria de Relações do Trabalho;
. Em 23/11/93, o Sindicato teve seu Estatuto devidamente Registrado em Cartório;
. Em 25/05/94, foi deferido o arquivamento de despacho publicado no D.O.U.,de 17.01.94, por não ter havido impugnação do sindicato;
. Em 14/03/95, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Concede o Código Sindical, em Cumprimento à Portaria nº 896, do Ministério do Trabalho.
. Em 30/05/95, é firmada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria junto ao SINDILAPAC-RJ, sindicato representante da categoria patronal.
. Em 13/03/96, nós obtivemos o Registro Sindical expedido pelo Ministério do Trabalho, tendo o Código Sindical nº 021.122.87835-6, e seu CNPJ 73.815.334/0001-97.
. A partir de então o SINEESPAC pode cumprir a representação sindical à ele confiada, e tem conquistado ganhos significativos para a categoria através de negociações coletivas, entre os quais se destacam:
- Reajustes salariais sempre superiores aos propostos inicialmente pelos patrões;
- Benefício Odontológico e Funeral pago integralmente pelos patrões;
- Auxílio financeiro dos patrões para a contratação de planos de saúde;
- Definição das jornadas de trabalho;
- Acordo em torno da criação e utilização do Banco de Empregos, facilitando aos
trabalhadores a busca por uma nova oportunidade de colocação no mercado.
- Acordo em torno das regras para a utilização do Banco de Horas e das Jornadas
de Trabalho por Escala (plantões), garantindo assim a segurança dos direitos
dos trabalhadores.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!